Um tour pela Arte e Arquitetura Jesuítica no Rio de Janeiro

Data: 21 de março, às 8h, com a professora Anna Maria Monteiro de Carvalho.

Ementa: Para comemorar os 450 anos da cidade do Rio de Janeiro, o Centro Loyola promove no dia 21 de março o curso-tour Retrato de uma Cidade, sobre a arte e arquitetura jesuítica no Rio de Janeiro. O roteiro será conduzido pela professora e historiadora Anna Maria Monteiro de Carvalho e começa na sede do Centro Loyola, de onde os participantes partirão, após uma aula, para visitar alguns dos locais mais representativos da história da Companhia de Jesus na cidade.

Programa

8h às 9h30m – Encontro e aula na sede do Centro Loyola;

9h30m – Início do Tour com as seguintes visitas:
– Hospital Frei Antônio, também conhecido como Hospital dos Lázaros (atualmente desativado), em São Cristóvão. O prédio foi sede da fazenda dos jesuítas e sua construção foi concluída em 1752. O conjunto arquitetônico setecentista reúne azulejaria, quadros, murais, vitrais, janelas, lustres, esculturas e luminárias de época.
-Igreja Nossa Senhora do Bonsucesso. Faz parte do conjunto da Santa Casa da Misericórdia. A fachada atual data de 1780 e ela guarda retábulos e o pulpito originários da Igreja de Santo Inácio de Loyola, do Colégio dos Jesuítas que havia no Morro do Castelo antes que este fosse demolido nos anos 20. As peças são consideradas as mais antigas obras de arte da cidade.
– Colégio Santo Inácio, em Botafogo, que recorda o belíssimo conjunto barroco do antigo colégio dos jesuítas, no Morro do Castelo.

Professora: Anna Maria Monteiro de Carvalho é doutora em História da Arte pela Universidade de Coimbra.

Investimento: R$ 90 (inclui translado e lanche)

Local: Encontro às 8h, na Sede do Centro Loyola de Fé e Cultura, localizada na Estrada da Gávea, 1.

INSCRIÇÕES ENCERRADAS!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *