O Profeta do Islã Através de Lentes Ocidentais

Datas: 20 e 27 de outubro / 3 e 10 de novembro de 2015, sempre às terças-feiras, das 19h às 21h.

Ementa: Uma das razões dos desencontros mais graves entre muçulmanos e cristãos foi a gradual descoberta por parte do mundo islâmico de uma longa tradição ocidental de desprezo e hostilidade por seu Profeta, tão enraizada que ainda afeta as análises midiáticas e as atitudes políticas em relação aos indivíduos e coletividades muçulmanos no período pós-colonial. Por outro lado, uma série de estudiosos contemporâneos tentou aumentar a compreensão ocidental do islamismo propondo uma revisão de suas ideias tradicionais sobre Muhammad (mais conhecido entre nós pela latinização Maomé). Isso considerado, o objetivo deste curso é retomar algumas destas reflexões com o fim de perceber a historicidade das diversas narrativas sobre o profeta do Islã, e, indiretamente, de ajudar na composição de uma imagem mais equilibrada deste religioso cujas palavras e atitudes, mudando o mundo de sua época, continuam a ter importância fundamental para a compreensão da contemporaneidade.

Programa:
– O outro temível e terrível: a tradição medieval e moderna;
– Místico e estadista: Rousseau, Napoleão, Carlyle, Armstrong;
– Ceticismo aplicado: a questão da busca pelo Muhammad histórico;
– Profeta para os filhos de Abraão: Postel, Massignon, Watt, Küng.

Professor: Alfredo Bronzato da Costa Cruz. Doutorando em História pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro, Mestre em História pela UNIRIO, Graduado em História pela PUC-Rio. Professor Assistente das Pós-Graduações lato sensu em História Antiga e Medieval – Religião e Cultura e em Ciências da Religião da Faculdade São Bento-RJ. Para saber mais sobre o professor acesse seu currículo lattes.

Carga Horária Total: 8 horas/aula. Será emitido certificado para os alunos que frequentarem 75% das aulas.

Local: Centro Cultural João XXIII, na rua Bambina, 115, em Botafogo. Há estacionamento gratuito no local, que também fica próximo à estação do Metrô de Botafogo (saída pela rua São Clemente).

Investimento: R$ 140.

INSCRIÇÕES ENCERRADAS!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *