Atividades >> Espiritualidade
  Etapas dos Exercícios Espirituais para Jovens (EEJ) 
	
1ª Etapa dos EEJ
A 1ª Etapa dos EEJ é uma fase preparatória para os exercitantes. O objetivo deste momento é apresentar aos jovens o itinerário espiritual de Santo Inácio de Loyola e oferecer uma visão de conjunto dos Exercícios Espirituais. A experiência do amor de Deus é o tema mais adequado para as orações desta etapa, e os jovens, a partir da matéria a ser rezada, vão aprendendo os passos da meditação, a forma de fazer o exame da oração e a importância do silêncio.
2ª Etapa dos EEJ
O conteúdo específico da 2ª Etapa dos EEJ são o Princípio e Fundamento e a 1ª Semana dos Exercícios Espirituais. Trata-se de levar os jovens a rezar sobre: o fim para o qual o ser humano e as demais criaturas são criados por Deus; a relação que o ser humano é convidado a estabelecer com as criaturas; o pecado humano em suas dimensões social e pessoal; e a misericórdia de Deus. Pertencem, ainda, a esta etapa: as regras de discernimento espiritual da 1ª Semana, o exame particular e o exame geral de consciência.
3ª Etapa dos EEJ
A 3ª Etapa dos EEJ compreende o Exercício do Reino e o começo da 2ª Semana dos Exercícios Espirituais. A matéria para a oração vai da Anunciação até o início do Ministério de Jesus, ou seja: o Batismo do Senhor, as tentações, o anúncio do Reino, os primeiros discípulos, o sinal em Caná da Galileia, o Sermão da Montanha etc. O método mais indicado para rezar neste momento, bem como para as seguintes etapas, é a contemplação: ver as pessoas, ouvir o que falam, olhar o que fazem e, depois, refletir para tirar algum proveito. Também se pode iniciar a aplicação dos cinco sentidos corporais. Há regras de discernimento espiritual próprias para a 2ª Semana e que devem ser igualmente bem trabalhadas.
4ª Etapa dos EEJ
A 4ª Etapa dos EEJ dá continuidade à 2ª Semana dos Exercícios Espirituais. Pertencem a esta etapa: outros mistérios da vida pública de Jesus, tais como: a multiplicação dos pães, a Transfiguração, a Ressurreição de Lázaro etc., até a entrada em Jerusalém, inclusive; a chamada “Jornada Inaciana” também pertence a esta etapa, isto é: a Meditação das Duas Bandeiras, a Meditação das Três Classes de Pessoas e a consideração dos Três Modos de Humildade. Finalmente, os exercitantes farão seu processo de Eleição ou de Reforma de Vida.
5ª Etapa dos EEJ
Para esta etapa, é fundamental que o jovem esteja avançado no processo de elaboração do seu Projeto de Vida. Supondo que os jovens tenham concluído o processo de Eleição ou a Reforma de Vida, a 5ª Etapa dos EEJ compreende as 3ª e 4ª Semanas dos Exercícios Espirituais, bem como a Contemplação para Alcançar o Amor. Noutras palavras: a Instituição da Eucaristia, o Lava-pés, a agonia no Getsêmani, a prisão, o julgamento, a Paixão, a morte e o sepultamento de Jesus; depois, a aparição de Cristo a Nossa Senhora, as aparições do Ressuscitado aos seus discípulos e a sua Ascensão; por fim, a Contemplação para Alcançar o Amor.
Experiência AD AMOREM
Após a experiência das 5 etapas, sugerimos como proposta a atividade que dê continuidade aos temas localizados na 5ª etapa (Paixão, Morte, Ressureição de Jesus e Contemplação para Alcançar o Amor, sobretudo a última). Chamada “experiência AD AMOREM”, essa proposta deseja aprofundar o que se viveu durante os Exercícios Espirituais, mediante uma atividade enraizada nas fronteiras – missões, voluntariados etc. – e que proporcione ao jovem a experiência de que “o amor consiste mais em obras do que em palavras” (EE 230). Pressupomos que o jovem que experimentou o amor de Deus, por meio das 5 etapas, possui condições de ser um “contemplativo na ação” e “encontrar a Deus em todas as coisas e todas n’Ele”.
Acompanhamento personalizado 
de Jovens entre as etapas
	Os Exercícios Espirituais em Etapas poderão acontecer uma vez ou várias vezes ao longo do ano. No entanto, é fundamental oferecer aos jovens a possibilidade do acompanhamento personalizado entre as etapas, bem como momentos de oração, partilhas para que se sinta cuidado e acolhido.
É fundamental que os colaboradores (jesuítas, leigos, religiosos) tenham e conheçam as orientações do Guia Inspirador e também o aprofundem através de um programa de formação que considere quatro elementos: 1) estudo sobre o livro e a dinâmica dos Exercícios Espirituais/ Guia Inspirador; 2) estudo sobre o acompanhamento espiritual; 3) estudo de alguns temas candentes (as realidades juvenis) e atuais relacionados aos jovens, pois tais elementos possibilitam uma maior compreensão e aproximação das condições da vida da juventude, com seus anseios e desafios, sobretudo os grupos juvenis mais atingidos pela desigualdade social, proporcionando-lhes segurança e confiança no método inaciano, adaptando-o “às pessoas, circunstâncias, tempos e lugares” e confiando na atuação do Espírito e 4) cultivo de uma familiaridade com Deus, a partir da oração, grupos de partilha e acompanhamento espiritual.
Além dos EEJ em etapas, é necessário sublinhar que muitas pessoas já fazem a experiência dos EE 8 e/ou 30 dias, após as 5 etapas. Convém que todos os colaboradores que ajudam no acompanhamento dos Exercícios façam a experiência dos EE de 8 dias em algum momento, visto que essa vivência é essencial para a compreensão do processo como um todo e para a sua experiência de vida cristã.
