Pular para o conteúdo da página
Brasão da PUC-Rio

Espiritualidade

O Centro Loyola de Fé e Cultura, em sua essência, é um espaço de reflexão e acolhimento, onde se promove um diálogo profundo sobre temas como Fé e Espiritualidade. Reconhecendo a importância de compreender as condições individuais de cada pessoa e seu contexto, o Centro Loyola busca auxiliar na elaboração de planos de ação que integrem esses aspectos fundamentais.

A espiritualidade inaciana, baseada nos Exercícios Espirituais de Santo Inácio de Loyola, é central nesse ambiente. Ela incentiva cada indivíduo a buscar um encontro pessoal com Deus, em todas as dimensões da vida, tornando-se um "contemplativo na ação". Essa disposição interior impulsiona a colaboração ativa na missão de Cristo, reconhecendo que o mundo inteiro é objeto do nosso interesse e preocupação.

Sendo assim, o Centro Loyola de Fé e Cultura reflete a missão da Igreja e, sobretudo, visão inaciana de buscar e encontrar a Deus em todas as coisas. Inspirados pelos Exercícios Espirituais, pretende-se não apenas falar de Deus, mas agir com Ele e como Ele, acolhendo e respeitando a dignidade de todas as pessoas. Nesse sentido, as atividades promovidas pelo Centro Loyola evidenciam sua identidade e missão como uma Casa Aberta e uma plataforma de projetos conectada à PUC-Rio e às comunidades ao seu redor.

Espiritualidade
inaciana

A espiritualidade inaciana nasce e se fundamenta na experiência de Inácio de Loyola: os Exercícios Espirituais. Trata-se de um caminho para potenciar o encontro de toda pessoa com seu Criador e Senhor, com o objetivo de que cada indivíduo possa ser um “contemplativo na ação”, ou melhor, que desenvolva uma sensibilidade para “encontrar Deus em todas as coisas e todas n’Ele”.

Tal disposição interior se dá à medida que o exercitante (aquele que recebe os Exercícios) percebe que quem age, quem trabalha no mundo, em todos os níveis, é o próprio Deus, que espera uma resposta generosa do exercitante que passa a ser, então, um colaborador em potencial. O Padre Nadal, um dos primeiros jesuítas, dizia: “o mundo é a nossa casa”. E o Padre Peter-Hans Kolvenbach, um dos Padres Gerais da Companhia de Jesus, também acrescentou: “um mosteiro estável não nos serve, porque recebemos o mundo inteiro para lhe comunicarmos a Boa-Nova. Não nos encerramos no claustro, mas permanecemos no mundo, no meio da multidão de homens e mulheres que o Senhor ama, desde que estão no mundo”.

Nossa missão é a da Igreja: descobrir Jesus Cristo nos lugares onde, até agora, não nos temos apercebido d’Ele e revelá-Lo onde, até agora, não foi visto. Por outras palavras: procuramos “encontrar Deus em todas as coisas”, seguindo o que Santo Inácio nos propõe na “contemplação para alcançar amor” (Cf. EE 230-237). O mundo inteiro transforma-se em objeto do nosso interesse e da nossa preocupação (Cf. Decreto 2, CG 35).

Quadro de Santo Inácio

Por isso, é essencial que a espiritualidade inaciana esteja presente e dê sentido a todas as atividades que desenvolvemos, pois não realizamos tarefas, mas colaboramos na missão de Cristo, na tentativa de agir segundo seu modo de proceder. Não falamos apenas de Deus, mas procuramos atuar com e como Ele. Assim, esperamos que os que se aproximam do Centro Loyola de Fé e Cultura sintam-se acolhidos e respeitados em sua dignidade e sentidos de pertença. Afinal, todas essas atitudes nascem da experiência do encontro com a pessoa de Jesus Cristo e inspiradas nos Exercícios Espirituais.

Por essa razão, a espiritualidade inaciana proporciona inúmeros modos de nos aproximar de Deus. É conveniente, então, que todas as atividades, por mais diversas e contextualizadas, sejam permeadas por elementos próprios do nosso modo de proceder e manifestem nossa Identidade e Missão, como Casa Aberta e como Plataforma de Projetos.

Em outras palavras, evidenciando esta Obra da Companhia de Jesus estreitamente ligada à PUC-Rio, braço estendido às comunidades e ao entorno da Universidade, com seu calendário de atividades acadêmicas e de iniciativas pastorais próprias.

Nesse sentido, antes de propormos uma programação repleta de atividades, vale lembrar a importância de discernirmos qual é o fim que queremos atingir e elegermos os meios mais adequados, tanto quanto nos ajudam (Cf. EE 23) para facilitar a experiência daqueles que nos procuram. Evidentemente, para isso, não é necessário falar dos Exercícios em todas atividades. No entanto, tudo o que realizamos tem seu impacto e responsabilidade social na vida das pessoas e no meio em que nos constituímos.

Destacamos algumas atividades oferecidas pelo
Centro Loyola ou por iniciativa da Universidade:

Sempre no Quarto Sábado de cada mêsSábado de Espiritualidade

Com a finalidade de aprofundar algum tema da oração inaciana, esta atividade é realizada, das 09h às 16h, terminando com a missa.
Encontros ao longo do anoExercícios Espirituais para Jovens (EEJ)

Realizados como uma parceria entre o Programa MAGIS Brasil, a Pastoral Universitária e o Centro Loyola, constituem-se em cinco etapas e são uma oportunidade de rezar inacianamente a vida, ao longo do ano, e de ser acompanhado individualmente ou em grupo.
Aprofundamento na experiência de oraçõesExercícios Espirituais na Vida Codidiana (EVC)

Destinados a acontecerem em etapas, configuram-se como um acompanhamento para adultos que desejem aprofundar a experiência de oração inaciana na vida cotidiana, seguindo a metodologia dos Exercícios Espirituais.
Exercícios Espirituais em etapasExercícios Espirituais "Indo e Vindo"

Propostos para ajudarem os adultos a rezar os Exercícios Espirituais em Etapas, o "Indo e Vindo" adapta as práticas do Retiro Inaciano ao dia a dia das pessoas, que recebem os pontos de oração, meditam, contemplam, partilham, mas, mantendo o ritmo e os tempos de silêncio, ao final do dia, voltam a suas casas, regressando no dia seguinte para continuarem o percurso.
Orações | Durante a semanaVigílias de Oração

Vigília de Oração pela Unidade dos Cristãos acontece dentro da Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos (SOUC), ou seja, na véspera da Celebração de Pentecostes.
OraçõesIlluminatio

Oração Ecumênica realizada à luz de velas, inspirada na Comunidade de Taizé, na França, os lucernários é uma reunião em parceria entre o Centro Loyola de Fé e Cultura, a Igreja do Sagrado Coração de Jesus e a Pastoral Universitária Anchieta. Toda a comunidade pode participar deste momento de pausa com meditação e oração.
Retiros | Realizados ao longo do anoVigílias de Oração

Advento, Quaresma, Ecológico, Artes etc.